sexta-feira, 17 de junho de 2011

O sucesso que vem da web


*Cássia Paula Colla

Em menos de dez dias, videoclipe atinge mais de 3 milhões de acessos

A Banda mais Bonita da Cidade vive na realidade territorializada de Curitiba e, através da realidade virtual, transportou-se para lugares inimagináveis.

 
Poucos versos compõem Oração, música cantada por 16 músicos, em um antigo casarão. Felicidade, harmonia e, acima de tudo, afinação. A proposta da Banda Mais Bonita da Cidade traz esperanças para aqueles que apreciam a música de qualidade. Com letras puras, faz crescer a esperança frente aos caminhos que a música popular brasileira está seguindo.

 
Lixos culturais, a cada dia, brotam e impulsionam um mercado onde o produto reproduz não apenas ritmos, mas a perpetuação de comportamentos, posicionamentos e estereótipos historicamente impostos para a sociedade, seja através da mídia ou de qualquer formato cultural.

 
Para Izanete Colla, militante do Movimento de Mulheres Camponesas, um exemplo claro é a perpetuação do machismo do gaúcho presente nas músicas regionais do Rio Grande do Sul. A música sertaneja também é um exemplo em que podemos perceber muito bem a visão da mulher como um produto. Creme do Verão (Fernando e Sorocaba) e Safada, cachorra, Bandida (Guilherme e Santiago) são duas músicas que colocam a mulher como um produto a ser consumido pelos homens. Elas são cantadas e as pessoas mal percebem o que estão reproduzindo. São modelos perpetuados por uma cultura patriarcal, que visa o homem como um ser superior e a mulher como um objeto de consumo.

 
Hipnose artística

A Banda mais bonita da cidade foge dessa realidade. Ela busca a paz, a sincronia da melodia e, acima de tudo, a felicidade. A primeira vez que ouve a música, você fica maravilhado, e a primeira reação é ouvir mais uma vez. Alguns procuram onde estão os cortes, frente à qualidade estética da captura das imagens. A produção do plano sequencia durante seis minutos, com a presença de diversos músicos, que passam a entrar em cena, formando uma sincronia tão perfeita que traz a dúvida se realmente as imagens compõem um plano sequência. Já, para outros, a alegria é tão contagiante que a vontade de pular e celebrar a vida é inevitável, como relata a estudante de administração Luana Peres. Manifestações do mesmo gênero acontecem nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook.


O guitarrista Leonardo Lemos, em depoimento ao Estadão, afirma que a intenção era somente fazer “um filme bonitinho, sem compromisso”. O espanto é a qualidade que os seis minutos de gravação tiveram, seja pela estética do vídeo, melodia ou pela união dessas duas características. O clipe foi filmado sete vezes, depois de diversos ensaios no casarão, mas foi a quarta captura de imagens utilizadas para o vídeo final.


Outra característica que chamou a atenção foi a rapidez com que o vídeo se dissipou e ganhou a apreciação do público. Vinícius Nisi, integrante da banda, afirma que postou o vídeo antes de sair para o horário do almoço e, da mesma forma, os participantes do videoclipe compartilharam nos seus perfis de Facebook e Twitter. Quando voltou do almoço, várias pessoas de fora já haviam compartilhado o vídeo e uma corrente surgiu.


A cada dia, mais pessoas foram conhecendo a produção independente do grupo de amigos que ganha a web e os holofotes da mídia, como um todo.


Críticas

No mesmo ritmo que o sucesso ganhou a web, as criticas também vieram. Paródias, na tentativa de ironizar a letra, ou até mesmo o ambiente, foram utilizados em novos vídeos, fazendo menção à banda.


A Banda

A Banda Mais Bonita da Cidade é formada por Uyara Torrente (vocal), Vinícius Nisi (violão, teclado e piano infantil), Rodrigo Lemos (banjolele e guitarra, e ex-integrante do grupo independente), Diego Plaça (violão e baixo) e Luís Bourscheidt (percussão e bateria).
 
O grupo existe há dois anos e é composto por músicos independentes que fazem parte de outras bandas também. Nos seus shows, o espírito de naturalidade alegre, fofo e descontraído são presentes.


Composições



Oração é uma composição de Leo Tessaro, amigo da banda. Além dessa Boa Pessoa e Canção Pra Não Voltar, fazem parte de um repertório capaz de fazer qualquer um perceber como pequenas coisas são as verdadeiras fortalezas da vida. A própria interpretação das letras impulsiona a perceber como a vida é fantástica e cada minuto deve ser celebrado com entusiasmo e alegria.

Conheça o Making of dessa produção que encantou a realidade virtual e a territorializada!


*Aluna do VII nível de Jornalismo Online

Nenhum comentário: