sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A evolução da Literatura?

Tayná Biazus dos Santos*



Créditos: diretoriadetecnologia.ning.com

A tecnologia está em constante evolução desde a Revolução Industrial, no século XIX, de acordo com pesquisas feitas por matemáticos, lógicos, filósofos e outros estudiosos, ao longo dos anos.
Os estudos acabaram impactando a evolução do mundo desde aquela época da revolução e continuam até hoje, desse modo, essa tecnologia pode ser sentida no mundo, pela maioria das pessoas que tem acesso a ela.

Devido a isso, quando o assunto envolve a literatura e o avanço da tecnologia há grandes preocupações, pois a tecnologia permite que as pessoas desliguem-se - em outras palavras - do livro, e fiquem apenas em contato com o computador e aquilo que ele disponibiliza, por exemplo.

Vendo por um lado, a tecnologia possibilita acesso a diferentes sites, a livros não achados em livrarias locais, a revistas, a artigos, e isso permite ao leitor um vasto campo para informar-se sobre diferentes assuntos, porém são poucos que usam e abusam dessa tecnologia para ampliar seus conhecimentos.

Atualmente pais e professores preocupam-se principalmente pelo fato de crianças e adolescentes envolverem-se demais com algumas redes sociais, blogs, e outros portais não se desligando deles. Essas redes e afins fazem com que alguns não tenham uma visão ampla que não se resume apenas à isso a internet, não aproveitando tudo que ela proporciona.

A professora de português, Vera Rigo tem a seguinte opinião: “Embora não se possa negar e nem ignorar os ambientes infoeletrônicos, a literatura tradicional sempre será insubstituível e exatamente por ser fascinante. Nas impressões gravadas com tinta no papel, crianças, jovens e adultos podem mover-se livremente pelo ambiente das letras em livros, revistas, jornais, enfim".
Créditos: neitessari.wordpress.com

Muitos estão conscientes que o mundo está passando por tamanha evolução, e sabem que a educação de uma criança não é adquirida de uma hora para a outra, mas sim, com um trabalho árduo e de tempo, por isso, escolas, tios, avós, padrinhos influenciam as crianças a leitura. Catiane Lorenzzon tem um afilhado de cinco anos e o induz a leitura: “Num mundo cheio de mudanças que ocorrem diariamente, incentivar e mostrar que o livro é divertido e interessante de ler, não é muito difícil, mesmo tendo computadores com suas tecnologias cada vez mais atraentes que levam as crianças para um mundo diferente. O Carlos Eduardo tem cinco anos e adora Play, celular, jogar no computador. Parece ser impossível pedir para ele ler um livro. Quando peço pra ele ler alguma coisa, ele até resmunga um pouco, mas induzindo a história para os personagens que ele adora tipo Ben 10 e Homem Aranha, ele lê achando que vai encontrar algo sobre esses personagens no texto. Muitas vezes ele quer algo em troca após a leitura, porém, isso o incentiva a ler.”

Sabe-se que a literatura não gira mais apenas em torno de impressos, por isso é inevitável entender que os ambientes eletrônicos são uma realidade que não se pode escapar. Somadas, as vantagens geradas pela internet são tamanhas, e tem um menor custo de produção comparado as impressões de livros, porém, deve-se saber fazer o uso dessa tecnologia.

Não se pode ignorar a importância de um livro, apesar de toda a literatura virtual. O próprio criador da Microsoft – Bill Gates – diz "É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros”.  


Vídeo: Literatura e Tecnologia Digital 







*Tayná Biazus dos Santos é aluna de Jornalismo, VII nível - UPF

Nenhum comentário: