Franciele Demarchi
Suelen Boeira*
Idealizado
pelo publicitário Roberto Medina, o Rock In Rio já se tornou um dos festivais
mais tradicionais no cenário nacional e internacional e já são mais de 25 anos
de história. A primeira edição aconteceu em 1985, em Jacarepaguá. Seis anos
depois, foi a vez do Maracanã receber 44 bandas. 160 bandas estiveram no Rio na 3°
edição, em 2001. Durante 10 anos, o Rock In Rio foi realizado em países da
Europa, como Portugal e Espanha. Recentemente, o Festival voltou a ser
realizado na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Durante os 7 dias de Festival (23,
24, 25, 29, 30 de setembro e 01, 02 de outubro), mais de 160 atrações musicais
se apresentaram nos quatro palcos do evento. Meses antes do início oficial, os
mais de 700 mil ingressos já estavam esgotados, destes, mais de 300 mil eram
para turistas. Segundo os organizadores do evento, o Rock in Rio movimentou
mais de 460 milhões de
dólares na economia do Rio de Janeiro e criou cerca de 10 mil postos de
trabalho.
Lauro Garbozza acompanhou a última
noite dos shows, e comentou sobre as questões de organização e segurança: “faltou um pouco de organização, sim. Por exemplo, eu
cheguei às 15h, a fila já estava quilométrica, consegui entrar já era 17h, além
disso, proibiram de entrar com várias coisas, porém a revista foi quase nula,
mal olharam dentro da mochila. Lanches, compras, muita gente pra pouco espaço.
Teve também os atrasos, o show do Gun's (o mais aguardado da noite) começou bem
atrasado, não se sabe se por culpa da organização ou da própria banda, mas quem
foi já espera atrasos e filas, nada que atrapalhasse a diversão”.
Foto: arquivo pessoal |
O Rock in Rio
2011 também foi criticado pelos fãs e pela mídia, por não agregar unicamente o
tradicional Rock, sobre isso Lauro comentou: “Na verdade eu não concordo quando
dizem que essa foi a edição mais variada. Se olhar as outras edições, você vê
em 1985, músicos como Ivan Lins, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Elba Ramalho,
Moraes Moreira, Alceu Valença. Em 1991, New Kids on the block, Roupa Nova, Elba
novamente. Já em 2001, Sandy &Júnior, Britney, Carlinhos Brown, Daniela
Mercury. Portanto já é errado pensar que o Rock in Rio é exclusivamente para
Rock. Rock in Rio virou uma marca, tanto é que nem é "in Rio" mais,
foram feitas edições em Madrid e Lisboa”.
Neste ano, o
Festival ganhou muito destaque na imprensa brasileira, mas foi na internet que
ele obteve os números mais expressivos. O canal oficial do Rock in Rio no
Youtube atingiu mais de 4 milhões de visitas, apenas nos primeiros 3 dias. Os
shows que o canal transmitiu ao vivo, foram acompanhados por mais de 200
países. Usuários curtiram via YouTube artistas como Metallica, Red Hot Chilli Peppers e Kate
Perry. O
show do Metallica bateu recorde e foi o festival mais visto de toda a história
do site. O impacto do Rock in Rio nas mídias sócias atingiu 150 milhões, o
Festival foi o assunto mais comentado no Twitter e no Facebook.
Curiosidades sobre o Rock in Rio 2011:
Foto: Alexandre Durão/G1 |
- O Parque Olímpico da Cidade do Rock
tem 150 mil metros quadrados;
- Até
sexta-feira, dia 30, 24 mil pessoas já tinham passado pela Roda Gigante do Itaú
e da Prefeitura, quase 21 mil pela Montanha Russa da Chilli Beans, em torno de
4 mil pela Tirolesa da Heineken;
- No primeiro fim de semana do evento foram vendidas 25 mil camisas oficiais, sendo 12,5 mil com os dizeres “Eu fui”, além de10 mil chaveiros e 20 mil squeezes personalizados;
- Katy Perry fez 13 trocas de figurino durante
sua apresentação;
- A média
de valor para um lanche no Rock in Rio, era de R$ 20,00 (cinco reais a bebida e
15 reais a comida);
- Cerca
de 8,6 mil atendimentos médicos foram realizados durante os 7 dias de Festival;
- Durante
a apresentação de Elton
John, os fãs aguardavam a música "Your song", música que Elton não tocou;
- Uma pesquisa, realizada pelo Ibope, elegeu o melhor show das 7
noites, com a média de 9,1. Quem agradou mais foi Stevie Wonder. Porém a noite
que o público mais curtiu foi a primeira, (23), que teve shows de Rihanna, Elton
John e Katy Perry;
- 381
toneladas de lixo foram recolhidas após a última noite de shows;
- Roberto
Medina confirmou a realização do Rock in Rio 2013, e Cazuza poderá ser
homenageado. Para o publicitário o artista ainda é uma inspiração;
- O Festival esteve entre os mais comentados no Trending Topics do
Twitter em 13 países. Durante os 7 dias atingiu mais de 4,5 milhões de
seguidores nas redes sociais;
- Foram 98 horas de músicas;
Fonte: Lauro Garbozza
*Franciele Demarchi e Suelen Boeira são acadêmicas do VI nível de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário