terça-feira, 1 de novembro de 2011

A vaidade feminina está superando o “Machismo”



                                                                                                                         Arthur Ricardo Calione*


Foto: Kaira Monteiro dos Santos
Não é de hoje que a guerra entre os sexos no ambiente de trabalho causa polêmica. Cada vez mais a mulher vem buscando merecidamente seu espaço na direção de grandes empresas, justificado por vários motivos, como capacitação profissional. Uma pesquisa do SEADE-SP aponta que 67,9% das mulheres que trabalham, realizam especializações na sua área ao mesmo. Número elevado se comparado com os homens,  que apenas 37,8% buscam especializações na área em que atuam.

Esses números impulsionam cada vez mais a disputa feminina por cargos de liderança, o que começa a criar uma grande rivalidade, não apenas entre homens e mulheres, mas sim entre as próprias mulheres. Em pesquisa feita pelo SEADE-SP, ficou constatado que houve uma grande melhora no relacionamento entre as mulheres chefes e seus subordinados homens, com relação a 1995, que o número de aceitação era de 17,6%, atualmente este número melhorou e passa a ser 78,3% de aceitação no relacionamento.


Foto: Google
A grande preocupação do relacionamento entre chefes e funcionários, agora passou a ser entre o sexo feminino. Justamente por a mulher achar que ao ser governada por alguém do mesmo sexo, aumentaria o nível de amizade com os chefes, proporcionando a elas algumas facilidades. 
Engano de quem pensa assim, 63,7% das mulheres preferem ter superiores do sexo masculino. Isso é justificado, segundo elas, pela vaidade da mulher, que ao assumir um cargo, que é muito disputado por elas, acaba esbanjando autoridade. As reclamações mais frequentes das mulheres em relação as suas chefes, é que elas são menos compreensivas, e exigem muito mais que os homens.


Arquivo Pessoal:
Ana Cristina Ranguetti


Esse, passa a ser um grande desafio nas empresas para quem coordena o setor de recursos humanos. Ana Cristina Ranguetti, é psicóloga formada na Uri Erechim, e trabalha no RH da cooperativa Cotrisana em Sananduva-RS. Ana Cristina comenta que um dos grandes desafios é conciliar a autoridade feminina com os demais, quando estão em algum cargo de superior na empresa. "A relação entre homens e mulheres nos últimos 5 anos está praticamente em paz, quase não ouço reclamações de ambas as partes em relação a  desavenças. Porém, o maior caso é entre as mulheres. Elas não se entendem muito bem quando uma delas é superior no cargo. Isso deve-se a vaidade de ambas, quando uma ganha o poder a outra que seria amiga, acha que terá alguns arregos, mas não, ai que começam os problemas, isso é sintoma de ciúmes, ou seja, as mulheres, usando meu ambiente de trabalho como exemplo, preferem chefes homens", afirma.



A guerra dos sexos: as homens dominam o mundo

           

A guerra dos sexos: as mulheres dominam o mundo 

 


*Arthur Ricardo Calione é estudante do Curso de Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário: