terça-feira, 1 de novembro de 2011

Homens X Mulheres: diferenças no desempenho esportivo...

                                                                                                                       Grasiele Vieira Tombini*

Durante muito tempo as mulheres foram consideradas seres inferiores, física e intelectualmente, sendo submetidas a uma condição de subserviência. Para elas, eram reservados os papéis de esposas e mães. Não possuíam o direito de estudar ou trabalhar. Não podiam votar ou debater temas como violência e sexualidade.

O incentivo a prática desportiva para as mulheres teve início na década de 30. Isso gerou duas correntes. Uma de incentivo, que via o esporte como meio de socialização e prática de atividade física; e outra totalmente contra, que temia quebrar paradigmas sociais e sexuais instituídos para cada sexo. Isto fez com que a participação significativa de meninas e mulheres nas competições ocorresse somente 40 anos depois, na década de 70.

Foto: Google Imagens
Corridas entre homens e mulheres, times de futebol mistos, rankings unificados. Alguns cientistas acreditam que, biologicamente, não há razão para a distinção de gênero, existente atualmente no esporte. A divisão, dizem, apoia-se mais no preconceito que na ciência.

O número de mulheres que utilizam o treinamento de força como parte do seu planejamento desportivo, condicionamento físico e estético tem aumentado consideravelmente. Uma prova é a crescente utilização das academias, centros de treinamentos e uma maior popularização das provas de fisiculturismo, levantamento de peso e os concursos de fitness.

Quando ouvimos falar em força, as mulheres são sempre consideradas o sexo frágil. Nos primeiros estudos, os resultados afirmavam que os homens eram, para membros inferiores, 30% mais fortes que as mulheres e no caso dos membros superiores estes valores chegavam a 60% (Wilmore e Costill 2001). Será isto sempre verdade? (Saiba mais aqui)

A atuação da mulher na sociedade é tão eficiente que não temos direito de questionar eventuais diferenças de produtividade. Porém, quando o assunto é o desempenho esportivo, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Apesar de cada vez mais observarmos resultados expressivos da mulher em competições esportivas, quando falamos em gordura corporal, nos homens o índice representa 15% da composição corporal, enquanto nas mulheres representa 25% do peso total.

"Porém, os homens devem tomar cuidado. Eles praticam esportes desde o início dos tempos, as mulheres que iniciaram sua vida competitiva no início do século passado, já se mostram muito competitivas.” (continue lendo).


Os jogos do Pan-Americanos de 2011 podem ser citados como exeplo. A equipe feminina de natação do Brasil é maior do que a masculina. Dos 40 atletas que disputaram, uma medalha em Guadalajara, 21 são mulheres - sendo que dez competiram pela primeira vez - e 19 são homens.

Aos 36 anos, a paulista Fabíola Molina é a mais experiente do grupo. Disputou o Pan pela primeira vez há 20 anos, Havana-1991. Em Guadalajara, participa pela quinta vez da competição, já que não esteve em São Domingos, em 2003. "Cada Pan é diferente. Tem sempre um desafio e uma emoção a mais. Essa troca de experiência entre mais novos e mais antigos é muito importante e ajuda a todos. Estou sempre melhorando e buscando novas marcas. E não vai ser diferente dessa vez,” ressaltou ela.

As mulheres mexicanas têm brilhado mais do que os homens durante os jogos, até o início dessa quarta-feira (26), conquistaram 12 medalhas de ouro, contra seis dos atletas masculinos. Alejandra Valencia, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes no tiro com arco, por equipes e individual, ainda fez um provocação aos homens: "vamos, vocês também conseguem".

Apesar disso, relevou a brincadeira afirmando que são todos mexicanos, e que é o país que ganha com a competição saudável entre os gêneros.

CLUBE DO BOLINHA

Por ter mais força física na parte superior do corpo ou por ser mais resistente ao contato direto, o homem leva vantagem nos seguintes esportes: Arremesso de peso, Arremesso de disco, Boxe, Judô Natação (curta distância), Futebol, Rúgbi.

COISA DE MULHER

Nestes esportes, a mulher leva vantagem por ser mais flexível ou ter mais gordura subcutânea: Ginástica Olímpica, Natação (longa distância), Nado sincronizado, Patinação no gelo.

ESPORTES NEUTROS

Nestas modalidades, o sexo não importa. A divisão seria por outras características, como estatura, idade ou peso: Tiro ao alvo, Automobilismo, Ciclismo, Vôlei, Salto triplo, Salto em altura, Corrida.

As meninas brasileiras da ginástica fizeram fiasco e os meninos ganharam várias medalhas de ouro, ou seja, um esporte que as mulheres levam vantagem sendo conquistado por homens.

A atleta que ganhou a medalhe número 1000 do Brasil em jogos olímpicos ganhou prata numa prova de corrida, esporte em que os homens levam vantagens.

* Grasiele Vieira Tombini é academica do VII nível de Jornalismo da UPF

Nenhum comentário: