quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cabeça retrô


 Tatiane Santi*

 

Muitas pessoas têm vontade de viver o passado de novo. Isso é possível nas roupas, acessórios e penteados. 

A moda retrô empresta inspiração de décadas passadas, transformando peças básicas em verdadeiras marcas registradas.

O retrô sempre aparece, pois os estilistas sempre buscam uma referência para poder identificar algo que foi marcante em uma época.

A headband virou mania no último verão. O que poucos sabem é que ela é um acessório característico dos anos 70. Nessa década, um dos estilos que predominava na moda era o  hippie. O acessório foi usado, inclusive, por grandes ícones como Janis Joplin e Jimi Hendrix. Hoje, viraram referência de moda. Apesar de ser um simples acessório, a headband consegue transformar qualquer penteado simples em algo mais chique e sofisticado.
Jimi Hendrix. Foto: divulgação.
Janis Joplin. Foto: divulgação.


Headband é uma palavra em inglês que, literalmente, significa “uma faixa usada em volta da cabeça”. Há vários tipos de headbands como lenços, correntes, com flores, com laços, trançadas. É só escolher o modelo que mais combina com você e com o seu cabelo. Elas podem ser usadas tanto em cabelos longos, quanto em curtos; tanto em cabelos lisos quanto em cacheados. O bom é lembrar sempre que, se você coloca um acessório na cabeça, ele chama a atenção, por isso, evite colocar ao mesmo tempo brincos ou colares muito grandes para não poluir. 

(foto: google imagens)


A headband pode enfeitar o seu cabelo para ir ao supermercado até a uma festa, de tão versátil que é! Claro que para o dia, elas pedem menos detalhes possíveis: é melhor optar pelas fininhas, que combinam com tudo. Dá para usar também aquelas com aplicações de flores e de laços mais delicados, até as de couro trançadinhas. Para a noite, podemos abusar das headbands com cristais, rendas, pérolas, paetês e plumas. O cabelo não precisa estar solto para você usar. Coques, rabos-de-cavalo e tranças também combinam demais com o acessório.

Aproveitar o que já passou, alterar alguns detalhes e oferecer algo novo. Este é o intuito da moda retrô, que sempre estará presente.


 Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/moda/



*Tatiane Santi é acadêmica do VI nível do curso de Jornalismo da UPF.


Nenhum comentário: