*Camila Pagno
Todos os dias, milhares de pessoas têm um pedaço de suas vidas conectadas à rede. Fatos quotidianos que são disponibilizados para qualquer pessoa acessar. Um anônimo, muitas vezes, posta algo inusitado que cai no gosto popular. E, da noite para o dia (ou vice-versa), pode receber milhares de “views” no Youtube, de seguidores no Twitter, ou até mesmo ir parar em sites ou blogs que mostram diariamente links que se tornam fenômenos que alimentam a insaciável curiosidade humana.
Peguemos um caso: uma travesti brasileira, extraditada na Espanha, que se chama “Luisa Marilac”, grava um vídeo em uma piscina, em junho de 2010. Um ano depois, é um fenômeno na internet. Em uma busca pelo seu nome no Google, na primeira página, aparecem oito notícias a seu respeito em sites. Confira os links:
A travesti Luisa Marilac |
Além de estar na internet, Luisa Marilac recebe diversos convites para participar de eventos, com uma boa remuneração. Seu erro de concordância, ao falar “tomar meus bons drinque”, virou jargão nas redes sociais, entre jovens de todo Brasil.
Assim como este caso, inúmeros outros podem ilustrar o fenômeno dos fenômenos da internet. A isso se deve a popularização das redes: cada dia mais e mais pessoas conectadas por um período de tempo muito grande.
Propaganda espontânea
Você já parou pra pensar a que se deve este investimento, estabelecimentos que dão presentes e pagam cachês para anônimos que viram febre na internet? Eles são um sucesso de aceitação. Tomemos outro exemplo: a Stefhany, menina que ficou conhecida por postar vídeo clipe feito por ela no youtube, e recebeu um carro da Volkswagen em rede nacional de televisão, no programa do Luciano Huck .
Fenômeno: Stefhany |
Qual será o ganho da empresa, ao disponibilizar um carro de presente? Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas empresas. Para atender estas demandas, são utilizadas as redes sociais. Conceitos como Marketing Viral, Buzz Marketing e Marketing de Guerrilha evidenciam como o mercado alia a diversão dos internautas com o reforço de exposição de uma marca para uma melhor aceitação e aumento nas vendas.
*Aluna do VII nível de Jornalismo Online
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