quinta-feira, 26 de maio de 2011

O artista de nome estranho que acabou sendo um dos mais influentes da arte

 Emilio Arruda, Geny Rigon e Taiz Reginini
 
Conhecido por muitos como Picasso e para poucos, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito, esse é seu nome de registro, mais tarde, acrescidos de Ruíz y Picasso, derivados do pai e da mãe, ou simplesmente Pablo Picasso foi um dos artistas mais polêmicos e influentes da história da arte do século XX. Mestre da arte, Pablo Picasso, nasceu em Málaga região da Espanha, em 25 de outubro de 1881, tornando-se mais tarde famoso mundialmente pela versatilidade das suas criações. Durante quase oitenta anos de trabalho, produziu mais de 45 mil peças, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e cerâmicas, além de se aventurar no terreno do teatro e da literatura.

Filho de Maria Picasso y Lopez e de José Ruiz y Blasco. Picasso começou a se interessar pela arte aos sete anos de idade, época que desenhava a lápis e recebia orientações de seu pai, que foi seu primeiro professor e o introduziu no uso da pintura a óleo. Quando tinha 10 anos, sua família mudou-se para La Coruña e seu pai empregou-se como professor de arte em uma escola local, por quatro anos. Conta-se que José Ruiz ficou especialmente impressionado nessa época, quando se deparou com uma pintura inacabada de Picasso sobre o esboço de um pombo que fizera e considerou que este já o superava em talento, com 13 anos de idade.

Obras

As primeiras obras de Pablo Picasso foram inspiradas no figurativismo. A época azul denominada pelo pintor foi inspirada em ideias da tertúlia modernista barcelonesa de "Els Quatre Gats". Após se mudar para Paris Picasso retratou o sofrimento e um mundo de mendigos cegos e corpos pálidos.

Na etapa seguinte, o Período de Rose, combina os tons gradativamente kinder para moldar o mundo do circo com malabaristas e acrobatas.

Comparando o Período Azul com retratos e cenas de circo para o período de Rose, é percebida alem das diferenças entre tristeza e serenidade, o aprofundamento da observação do homem e ambientes sociais.

Durante a Segunda Guerra Mundial insistiu em temas dramáticos, como a carne Skull (1942), onde se juntam a dor da guerra na França e a tristeza pela morte de seu amigo, o escultor Julio González. Depois da guerra, começou um período de calma na arte de Picasso. É tempo de os pássaros e as varandas abertas para o Mediterrâneo azul. Embora a Guerra da Coréia colocar uma pausa para essas visões idílicas com novas evidências sobre a crueldade e o sofrimento.

O pintor não se referia à busca da beleza, preferia expor os processos sociais. Conseguia transmitir o sofrimento humano facilmente, também era possível detectar a sensibilidade expressada em arte, alternando entre períodos calmos e dramáticos.

Do blues cego para os gritos das pinturas expressionistas meditação constante sobre a sua compaixão artista contemporâneo.

Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Picasso morreu em oito de abril de 1973 em Mougins e foi enterrado em Vauvenargues. Um artista consagrado que deixou uma valiosa importância na historia da arte mundial.

Fontes:

Picasso/ Plazy Gilles: tradução de Paulo Neves POA-RS: L&PM Pocket - vol. 576 Edição 2005

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

Fonte: http://tierra.free-people.net/

Nenhum comentário: