segunda-feira, 21 de junho de 2010

Evolução do Telefone

Andreia Fontoura, acadêmica do VII de Jornalismo

Desde que o homem é homem existe a necessidade da comunicação.

Na pré história a comunicação se dava através de sons e expressões faciais.

Com o passar dos anos a forma de comunicação entre os homens vem mudando. Dos ruídos sonoros para o desenho. Do desenho para a escrita (com suas evoluções). Da escrita às cópias por reproduções em série (o que dá inicio aos jornais)...

As evoluções na comunicação se seguem por meio de descobertas e invenções como, por exemplo, o telégrafo elétrico é inventado por Samuel Morse; o telefone elétrico patenteado por Alexander Graham Bell; o gramofone inventado por Emile Berliner; o rádio criado pelo italiano Marconi; primeira gravação magnética; o surgimento dos LP`s de vinil, a captura de imagens estáticas com a fotografia e, também de imagens em sequência através do cinema.

Cada uma destas invenções vêm sendo aprimoradas pelo homem com o intuito de facilitar a comunicação. Hoje já é possível encontrar muitas destas invenções em um mesmo aparelho.

Agora tudo ao mesmo tempo:

Vamos dar um “salto no tempo”... Da criação do telefone em 1876, pelo escocês Alexander Graham Bell ao surgimento do primeiro celular inventado pela Ericsson, em 1956. O aparelho não tinha muita semelhança estética, era grande, pesado e de difícil transporte, porém, sua função básica até hoje é a mesma.

Em 1996 inicia a moda do celular.

Você pode acompanhar a evolução do aparelho celular de 1985 ao iPhone!

Podemos perceber que a cada ano as mudanças ocorrem com mais rapidez. Hoje, com a tecnologia 3G podemos falar com alguém e ao mesmo tempo ver esta pessoa na tela do nosso celular.

Já existem celulares com telas sensíveis ao toque, com comandos de voz, embutidos em relógios.

Você já parou para pensar no que ainda está por vir?

Experimente conversar com alguém que tenha mais de 65 anos. O que hoje se vê como “comum” há muito tempo nem se imaginava!

E o que ainda está por vir?

Celular que carrega com energia solar?

Possibilidade de dobrar, moldar...?

Tudo isto e muito mais já é uma idéia da Nokia. Veja Aqui !

Fontes:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_125529.shtml

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=976

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-telefone/historia-do-telefone-32.php

Nenhum comentário: