segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mix Tecnológico

Douglas Perin, acadêmico do VII nível de jornalismo

Tempos passados onde o celular era usado somente como meio de comunicação sem fio. Hoje o celular é usado por milhões de pessoas nas mais diferentes funções, como calculadoras, relógios, despertadores, bloco de notas, agenda, câmera digital, televisão, rádio, vídeo games, gravadores de voz, pen drive entre outros.

As varias funções do celular certamente foram um agravante na sua popularização tão alta nos últimos anos, tipo a possibilidade de tirar fotos, fazer vídeos em qualquer lugar ou momento, como aqueles que ficaram famosos na net, desde cenas intimas de celebridades, acidentes, como flagrantes de assaltos, assassinatos entre outros crimes.


Recentemente um padre ligado ao conselho do Vaticano, lançou um aplicativo que usado no IPad permite que os padres celebrem missas sem o uso do de material impresso. Hoje dois terços dos aplicativos da Apple são games, e os mesmos são responsáveis por boas partes das vendas dos aparelhos da marca.


Alguns aparelhos como o BlackBerry, da Motorola, já continha um sistema similar a um GPS desde 2008, com possibilidades de monitoramento de veículos, rotas e trajetos, hoje bem mais moderno o aparelho duela com o iPhone pela preferência dos deputados espanhóis que podem optar entre os dois modelos.


A internet 3G, assim como os aplicativos, também é um dos carros chefes nas vendas de celulares, que podem acessar vídeos, emails ou qualquer conteúdo da net em banda larga, ou ainda conectar o aparelho ao computador ou notebook caso prefira um teclado maior de mais fácil digitação.


Outra comodidade dos celulares são os chamados MP6,MP7, Mp8... que nada mais são que celulares com vários acúmulos de funções, como televisão, rádio, câmera digital além da possibilidade do uso de dois chips num só aparelho ao mesmo tempo. Esses modelos são geralmente adquiridos pela internet em sites de compras ou em lojas de aparelhos eletrônicos “Made in China” , mas algumas operadoras como a TIM já dispõe tanto da televisão, como também de celulares dual chip, porém num valor mais salgado que os tradicionais MP..6, 7, 8.. 9.


Além das diversas funções de alguns aparelhos, as formas pra carregar a bateria também são alternativas, como uma lançada a alguns dias pela Nokia, que carrega a bateria com um mecanismo instalado ao aro da bicicleta, e com 10 minutos de exercício, é possível conversar por mais de 30 minutos.


Mas nem tudo é alegria, em 04 de julho de 2007, um jovem morre na China após a explosão da bateria do seu celular, que estava no bolso da jaqueta. Sendo o primeiro caso de morte acarretado pelo celular neste país. Depois disso outros vários jovens morreram na China pelo mesmo motivo. Em 2007 uma cliente morreu dentro da loja da Lenovo ao experimentar um modelo de celular.


Uma função mais recente do celular que esta se popularizando, é o pagamento móvel, que este ano só na America Latina deve alcançar 8 milhões de usuários, superando em quase 60% comparado ao ano de 2009. O sistema de pagamento funciona por meio de mensagens de texto, Short Message Service (SMS), porem algumas empresas falharam nos testes desta tecnologia e ela ainda exige cuidado.


Os mixes de tecnologia tornou o celular um objeto de múltiplas faces e funções, pesquise qual o melhor modelo que se encaixa a suas necessidades e seu bolso.

Nenhum comentário: