sábado, 7 de novembro de 2009

Uma magia de todos os anos

Daniel Vieira Gomes, acadêmico de Jornalismo, VII Nível

Neste mês de novembro, começa na Capital Nacional da Literatura, a tradicional Feira do Livro. Este ano o evento acontece logo após a Jornada Nacional de Literatura, fato que acarreta na divulgação da feira e principalmente seus objetivos. Como toda a edição, um dos seus principais objetivos é aproximar da comunidade de Passo Fundo os livros e sua magia. Todos os anos, o evento tem um patrono, um amigo do livro e um educador emérito, com o objetivo de promover as ações relacionadas ao livro e a literatura. São pessoas normalmente com espírito empreendedor e que focam a criatividade nas demonstrações de educação.

Uma de suas grandes marcas, é o seu local de realização. Ela é realizada defronte a um dos principais pontos turísticos de nossa cidade, a Catedral em frete a praça Marechal Floriano. Este evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura e Desporto. Os principais apoiadores são: Instituto Estadual do Livro, SESC, SESI, 7° CRE e SINPRO e possui a participação dos livreiros de Passo Fundo.

Uma das principais expectativas da comissão organizadora é aumentar a cada edição o número de pessoas que passam pelos corredores dos livros, número que já chegou a 50 mil visitantes em outras edições, nos 10 dias de evento, de 06 à 15 de novembro. Um dos diferencias da feira, é oferecer obras de diversas áreas com preços acessíveis à comunidade passo-fundense e regional que visita o evento. Além de proporcionar intercâmbio cultural entre público, autores e editoras.

A tradicional Feira do Livro e outros eventos ligados a literatura e educação como Jornada Nacional de Literatura, acarretam na inclusão da cidade de Passo Fundo no mapa cultural do Brasil. Já que são movimentos que incentivam a população a criar o hábito da leitura e seus questionamentos. O horário de realização da feira é das 9h até as 21h, na rua General Neto.

Nenhum comentário: