sábado, 7 de novembro de 2009

Mais uma semana cultural em Passo Fundo

Diego Régio

Após uma intensa semana, onde a capital nacional de literatura encantou o país com todo o glamour literário da 13ª Jornada de Literatura, Passo Fundo agora é o palco da 23ª feira do Livro. O evento que começou no último dia 06 e se estenderá até o dia 15 de novembro, em frente a praça Marechal Floriano, na rua General Netto. A programação tem um caráter extremamente social e tem por objetivo aproximar a comunidade em geral dos livros, autores, editoras e promoções.

A feira é promovida anualmente pela ALPF (Associação do Livreiros de Passo Fundo), com o apoio da Universidade de Passo Fundo em conjunto com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Instituto Estadual do Livro, SESC, SESI, 7ª CRE, SINPRO .

Neste ano a feira além de contar com um espaço de aproximadamente 1600 m², em formato de estandes, sem as antigas casinhas, possui uma parceria com a Câmara Riograndense do Livro, que disponibilizou a vinda de escritores de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O patrono desta edição é o pesquisador e chefe da EMBRAPA Trigo de Passo Fundo, Gilberto Cunha.

Diversas autoridades municipais e estaduais estiveram na abertura da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo. Como o Deputado Estadual e passofundense Luciano Azevedo, onde afirma que a feira é uma movimentação cultural, e explica sua grande satisfação em poder colaborar para a captação de recursos para a viabilização do evento. Além disso o Prefeito Municipal Airton Dipp, diz que a Feira aproxima as pessoas aos livros e autores, e ainda contribui para a formação e manutenção de novos leitores. Mas destaca também a importância do evento no caráter financeiro para as livrarias e comercio em geral, que geram mais renda e empregos em Passo Fundo.

Seu Pedro que freqüenta o evento desde o principio, destaca com entusiasmo e alegria a importância dos livros para a sua vida. “Eles são mais que livros, são um companheiro fiel”. As expectativas são enormes, para a presidente da ALPF, Patrícia da Costa, são esperados 100 mil visitantes nos 10 dias em que ocorre a feira. No ano passado em sete dias do evento, foram comercializados R$ 25 mil em livros. Naquele ano 60 mil pessoas visitaram os estandes. “Montamos uma estrutura para dar conforto e segurança para quem vir até aqui. Os descontos e promoções, também devem incentivar o público a comparecer. Tem tudo para ser uma feira de sucesso”, destacou a presidente.

Confira a programação completa do evento no site www.alpf.com.br.

Nenhum comentário: