sábado, 14 de novembro de 2009

Conscientização no trânsito

Jéssica Baggio Scartazzini, Acadêmica de Jornalismo, VII Nível

A situação do trânsito atual é um reflexo das relações que estabelecemos na sociedade. Vai muito além de uma questão de infra-estrutura, é um assunto de cunho econômico, ambiental e principalmente de saúde pública.

Passo Fundo, que é uma cidade pequena em relação a Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo, já tem um número assustador de acidentes com morte. Na cidade, a falta de respeito no trânsito começa com quase todos os motoristas dos ônibus urbanos que não dão espaço para carros e motos passarem. Isso, muitas vezes gera não batidas entre ônibus e outros veículos, mas sim entre veículos que estavam ao lado ou atrás do urbano.

O pior da falta de respeito no trânsito por esses motoristas é que muitos, ou a maioria, transportam estudantes que também estão sujeitos a sofrer um acidente ou perder a vida diante da realidade do trânsito passo fundense.

Em Porto Alegre, foi realizado um estudo que mostra que, se outras obras não forem feitas em 10 anos, o trânsito na capital irá explodir. Os planejamentos já começaram a ser elaborados: elevados foram projetados e a extensão do trensurbe deve aumentar. As obras serão executadas até a copa de 2014.

Aqui, aonde a realidade não é muito diferente, devemos pensar em construções de viadutos para viabilizar o trânsito, planejando com urgência Passo Fundo para os próximos anos. Não se deve deixar de deixar de tomar as medidas possíveis e práticas, como as já exemplificadas, sem as quais, não adianta dobrar o número de agentes de trânsito ou pedir a ajuda da Brigada Militar – eles não evitarão o pior.

Que as cabeças daqueles que foram os escolhidos para pensar o trânsito seja iluminada e que usem a razão e a inteligência - qualidade que não se pode comprar em nenhuma fábrica de redutor de velocidade, que, diga-se de passagem, também são necessários, usadas com critério.

Ao dirigir, páre e olhe. Olhe outra vez. Olhe denovo, quantas vezes precisar. A vida é uma só. Assista ao vídeo e pense como a frase acima faz sentido. A vida é uma só:



Dirija com responsabilidade, prolongue a sua vida e a dos outros.

Nenhum comentário: