sábado, 14 de novembro de 2009

Copa do mundo 2014 motorizada

Graece Priscila Zimer Paiva, acadêmica de Jornalismo, VII Nível
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São Paulo ganhou um prazo de cinco anos para tornar os seus 17000 km de tráfico caótico em vias transitáveis. Três equipes do governo já se mobilizaram para conseguir entregar as obras no prazo já que serão grandes. Dentre os projetos, estão previstos ampliações das redes de metrô, das rodovias e marginais, integração de trens metropolitanos, construção de ciclovias, corredores de ônibus, mas o principal problema a ser resolvido são os automóveis. Construir mais vias ajuda, porém não resolve o problema, “O espaço que se ganha é rapidamente ocupado por novos carros, a não ser que se invista prioritariamente em transporte coletivo, em especial sobre trilhos”, diz o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho.*


Para poder abrir espaço à circulação de carros, o governo pretende concluir as obras incompletas do rodoanel, que livrarão a marginal Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes de cerca de 59.000 automóveis e 17.000 caminhões diariamente. Os trechos norte e sul dessa obra custaram cerca de 8,4 bilhões de reais. A previsão de conclusão das obras é para o ano de 2014.


Até as obras ficarem prontas, a solução é ampliar a marginal Tietê, abrindo mais seis pistas, três em cada sentido, quatro pontes e mais três acessos elevados. Outras duas obras estão previstas para 2010. No Jaraguá, elimina-se a travessia sobre os trilhos da linha 7 e o complexo Padre Avelino pretende melhorar o fluxo

na Avenida Salim Farah Maluf.


Também os trilhos serão ampliados, hoje a região metropolitana conta com 330 km de trilhos, sendo 61,3 do metrô e o restante é da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM). Já estão em andamento as obras das linhas 4, 5 e um trecho da 2 com previsões de funcionamento para 2010, 2012 e 2014 respectivamente. “É pouco, mas não dá para tirar todo o atraso em três ou quatro anos”, afirma o diretor de planejamento do Metrô, Marcos Kassab.*

O metrô assume ainda as obras do Expresso Tiradentes e o Expresso Aeroporto que ligará o centro de São Paulo a Guarulhos (2012), e o trem de alta velocidade entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A principal função da criação dessas alternativas é converter motoristas em passageiros.


*fontes: Revista Quatro Rodas


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