Bruna Z. Zolet
Ledinara Piran
Quando se trata de um tema de grande relevância para a sociedade atual, como a sustentabilidade, se deve ter em mente conceitos amplos que contemplam os aspectos sociais, políticos e econômicos de qualquer empresa ou entidade.
Para o Engenheiro Agrônomo Marcio Witter*, “a sustentabilidade atende às necessidades do presente sem comprometer às gerações futuras para atenderem às suas próprias necessidades. Além disso é difícil entendermos sustentabilidade sem entendermos um pouco da importância da biodiversidade”, enfatizou.
“O desenvolvimento sustentável é um conjunto de ações voltadas à solução ou, no mínimo, redução de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social, tais como esgotamento de recursos naturais, desigualdade social ascendente e crescimento econômico ilimitado”. Essa foi a definição de desenvolvimento sustentável apresentada no relatório "Nosso Futuro Comum", publicado em 1987, que resultou do trabalho conjunto de representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade. Estes são apenas alguns dos problemas que ameaçam a sobrevivência e demandam de ação conjunta dos órgãos públicos, empresas e sociedade para serem superados. Por isso, integra de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando sua interdependência, é o que o desenvolvimento sustentável propõe.
Witter afirma também, que a região norte do Rio Grande do Sul, se caracteriza por uma região sustentável, onde as empresas adotam mecanismos de preservação ambiental e modelos de produção economicamente corretos, pois trabalham junto com as comunidades sem agredir os recursos naturais. “Estamos incentivando os produtores a diversificarem o sistema de produção em suas propriedade. Hoje eles produzem produtos orgânicos para consumo próprio e para comercializarem sem o uso de agrotóxicos”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário