*Emilio Arruda, Geny Rigon, Taiz Reginini - acadêmicos de Jornalismo, VII nível.
As redes sociais são as principais responsáveis por manter as pessoas conectadas à internet. Para entendemos melhor este assunto tão discutido e acessado, precisamos esclarecer dúvidas sobre as redes sociais. De uma forma clara as redes sociais compartilham informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A rede não está no espaço, ela é o próprio espaço. Ela tem múltiplas funções e nos possibilita estabelecer diferentes elos, portanto, esta nova página na sociedade só existe porque nós a alimentamos através da conexão, dos conteúdos que produzimos e lançamos na rede, caso contrário ela evaporaria. Porém, é inegável que parte da sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.
A idéia de rede social começou a ser introduzida há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional. Reestruturadas as formas, considerando o mesmo espaço, operam hoje nas redes de relacionamentos, como (facebook, orkut, myspace, twitter) nas redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
Fonte Google Imagens
A influência das redes sociais no cotidiano das pessoas
Nas redes sociais vários fatos e assuntos se interligam e as trocas de informações são infinitas. A precisão aumenta a todo o momento e com isso não são apenas os jovens que adquiriram esse “modo de vida”, mas também pessoas mais velhas. É o caso da professora de português Ivânia Reginini, 50 anos que afirma que as redes sociais vieram para melhorar sua vida. “As influências foram positivas devido à comunicação e poder de interagir com o dinamismo no meio social. As redes sociais também são importantes, porque conseguimos reativar velhas amizades que estavam perdidas no mundo. A comunicação nos traz benefícios colaborando para uma linguagem real e perspicaz”, ressalta Ivânia que é professora do ensino fundamental.
Existem inúmeras vantagens para quem utiliza as redes sociais, como: divulgação de empresas, estratégias de marketing, rapidez na veiculação de notícias, entre outros infinitos quesitos.
O Orkut, Twitter e o Facebook, são as redes sociais mais acessadas e utilizadas pela sociedade, esses sites acabam sendo uma maneira de se obter qualquer tipo de informação a qualquer hora e qualquer momento, como se fosse uma “imprensa gratuita”, mas também contribuinte para jornalistas iniciantes, por exemplo.
As vantagens são inúmeras, porém existe a influência que elas causam tanto no dia-a-dia que o mundo já acorda “logado” nas redes e para muitas pessoas isso é tido como trabalho. Mais um exemplo de como estão influenciando na vida dos seres humanos, é o fato dos celulares fabricados com aplicativos para acessar as redes socais a qualquer ocasião. Em certas ocasiões as redes passam a fazer parte da vida das pessoas, deixando a vida real de lado e assumindo uma vida virtual. Por um lado há quem diga que as redes sociais estão possibilitando maior interação entre os povos, e facilitando em muito a comunicação. De um modo geral as redes foram criadas para entretenimento, mas também para trabalho, interação, comunicação, enfim, para facilitar nossas vidas.
As redes sociais mais acessadas
Como já falamos anteriormente as redes sociais tem um intenso valor na vida das pessoas, especialmente no cotidiano dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope NetRatings, mais de 80% dos internautas têm perfil em redes sociais. A Revista Época lançou em maio de 2010 um infográfico das redes sociais onde os brasileiros se encontram. Confira abaixo a edição e seus dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário