sábado, 5 de dezembro de 2009

Vampiros, Bastardos & Altas Aventuras

Luiza Santos, Estudante de Jornalismo, VII Nível

Fazer uma retrospectiva dos filmes que marcaram um ano – e principalmente o imaginário das pessoas que os assistiram – é uma proposta um tanto quanto audaciosa. A produção cinematográfica atual corre a uma velocidade tão alucinadoramente alta que fica quase impossível acompanhar o ritmo das estréias, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos. Em Passo Fundo, muitos espectadores acabam ficando mesmo na vontade – principalmente no que diz respeito a películas do circuito alternativo, que passam longe de Hollywood.
M
Como, então, fazer uma seleção dos longas que chegaram aos cinemas no decorrer de 2009 para elaborar uma retrospectiva anual? Em uma enrascada destas, a solução é sair às ruas para saber o que o pessoal ainda lembra do que assistiu nas telonas este ano.

2009 Animado
Desenho animado não é mais coisa de criança: certamente se você foi ao cinema assistir Coraline, encontrou uma porção de adultos sentados em frente à telona e algumas crianças encolhidas em seus assentos. O longa-metragem baseada na obra do britânico Neil Gaiman segue uma linha estilo Alice no País da Maravilhas, de Lewis Carroll.
M
O filme recebeu nove indicações ao Annie Awards – o Oscar das animações -, incluindo a de melhor filme. Concorrem também ao prêmio principal Up – Altas Aventuras, Fantástico Sr. Raposo, Tá Chovendo Hambúrger, A Princesa e o Sapo e The Secret of Kells.
M
Para a estudante de medicina, Nicole Carvalho, é impossível pensar em cinema este ano sem lembrar-se das animações. “Pra mim o cinema de 2009 ficou marcado pelas animações. Houve ótimas estréias, que garantem diversão, como Era do Gelo 3 e Up – Altas Aventuras. Coraline conseguiu levar as animações a um outro nível, pois possui uma proposta muito mais adulta que infantil. Mas quem disse que adultos não podem ver animações?”
M
Outras estréias animadas que levaram espectadores de todas as idades aos cinemas foram Astro Boy, A Era do Gelo 3 e O Corajoso Ratinho Despereaux.

Ao Bom e Velho Estilo Tarantinesco
Se alguém ainda sabe como fazer um grande filme, este alguém é Quentin Tarantino. Pode-se dizer que, para quem realmente aprecia a sétima arte e as geniais sacadas do diretor, 2009 foi praticamente uma tortura até que Bastardos Inglórios finalmente chegasse aos cinemas.
m
“A melhor estréia do ano foi, definitivamente, Bastardos Inglórios. O filme do Tarantino foi muito esperado e conseguiu superar as expectativas. A trilha sonora praticamente tem vida própria, impossível não reparar. Pena que chegou aos cinemas de Passo Fundo com quase um mês de atraso”, afirma Renan Scandolara, cinéfilo assumido.

Ninguém tem Medo de Vampiro
Cinema é de tudo um pouco – e como afirmou o cineasta mexicano Guillermo Arriaga, precisamos tanto das películas profundas quanto das estúpidas. Nada mais natural, então, que se vá ao cinema para uma simples distração. É assim também que Victória Holzbach, estudante de jornalismo, enxerga o já conhecido romance vampiresco que tomou conta dos cinemas e das livrarias.
m
“Quando penso em filmes que foram lançados este ano, logo me lembro da saga Crepúsculo. Crepúsculo acabou saindo em 2008, mas eu consegui ver só no começo de 2009 e Lua Nova fechou bem o ano. A história pode não ser um grande enredo, mas é uma boa opção de lazer”.
m
Baseado na obra de Stephenie Meyer, Lua Nova – segundo filme da trilogia - foi recorde de bilheteria em sua semana de estreia.

Em Tempo
Antes que o ano acabe, algumas estréias cinematográficas ainda devem marcar os expectadores. Dentre os filmes que chegam aos cinemas em dezembro, os mais aguardados são a compilação de curtas Nova York, I Love You e a ficção científica Avatar. Ambos estão com data marcada para o dia 18 deste mês. Enquanto as produções não chegam, confira os trailers.

Links para trailers.
Nova York, I Love You:
Avatar:

Nenhum comentário: