sábado, 28 de novembro de 2009

Igualdade a ser questionada

Roberto Soso, acadêmico de Jornalismo, VII nível.


Segundo o dicionário Aurélio, preconceito significa: “Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida”. E discriminação significa: “Ato ou efeito de discriminar”, ou seja, a capacidade que você tem de discernimento sobre determinado assunto.

A escravidão “terminou” em 13 de Maio 1888 e o fim do tráfico de escravos acabou em 1854 com a Lei Nabuco de Araújo. Mas você acha que isso terminou mesmo?

A igualdade social ainda é muito questionada no Brasil. O homem, por ser basicamente político, social e co-criador, pode sonhar com a igualdade social como exercício do otimismo.

Segundo Rousseau “O homem precisa de se preservar, ou seja, procurar as melhores formas de se proteger. Ele tem instinto a autopreservação”. O conceito de igualdade social, no Ocidente tem atingido o seu apogeu durante a Revolução Francesa com a divulgação do slogan “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Agora, pensamos: até aonde vai a desigualdade social? Se pararmos para pensar, as cotas para negros entrarem na faculdade é um preconceito sem igual, negros se colocam contra eles mesmos sendo a favor de cotas, afinal se todos somos iguais, porque apenas eles precisam e podem ter as cotas para entrar em uma universidade?

Outro exemplo que pode ser o ultimo desfile do São Paulo Fashion Week, que usou modelos negras como forma de promover a inclusão social.

O estilista Jefferson Kulig, que promovia o desfile explicou que "A recomendação me parece uma imposição e a própria imposição gera preconceito. Isso (inclusão) deve ser abordado de um modo subliminar, inteligente e não tão agressivo", opina. O profissional ainda não sabe se a seguirá. "Depende da disponibilidade das modelos na época do casting." Ele acredita que a proposta pode ter efeito contrário.

"Não se trata de querer impor uma cota racial, mas de promover a inclusão social de afro-descendentes e indígenas nesse segmento", ressalta a promotora de Justiça coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Inclusão Social (Gaeis), Deborah Kelly Affonso. Caso alguma grife não cumpra o acordo, o MP estudará o caso.

Devido a vários fatores históricos e culturais, a nossa sociedade infelizmente, é preconceituosa.

O pior disso tudo é que discriminação é crime imprescritível, não se prescreve, e inafiançável, não paga fiança para sair da prisão. O que é mais grave é que ninguém vai preso, as pessoas deixam passar e ninguém se preocupa com mais nada, hoje em dia.
É necessário que as pessoas se conscientizem e passem a julgar menos os outros, sejam eles brancos, negros, índios. Qualquer origem, todos somos iguais, a igualdade tem que vim em primeiro lugar. Antes conhecer, depois julgar.

Um comentário:

Anônimo disse...

verdade o Brasil é feito de raças diferentes ,igualdade é pra todos