sábado, 23 de maio de 2009

Renovando o óleo vegetal

Daniela Batistella
Daniela W. Lopes


Óleo comestível cletado no Colégio Notre Dame.

Preservar o meio ambiente. Com esse objetivo, os estudantes do Colégio Notre Dame, de Passo Fundo, participam de uma iniciativa que visa o desenvolvimento sustentável do planeta. Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio aprendem a dar um destino correto a todo o óleo comestível que é utilizado em casa e não tem destino certo. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre o Colégio Notre Dame e a Bunge Alimentos, uma das líderes mundiais em produção de óleo comestível.

O colégio iniciou a parceria com a Bunge em 2006, através do projeto “Cuidado com a Vida do Planeta”. Neste período foram coletados mais de dez mil litros de óleo. Segundo o assessor de imprensa do Notre Dame, Erni da Rosa, “a parceria com a Bunge se enquadrou perfeitamente ao nosso projeto de educação ambiental com os alunos, de ajudar o homem a cuidar da natureza”. Erni relata que “a conscientização surpreendeu, uma vez que os estudantes menores são os mais adeptos, mas o que se nota é que com o passar dos anos eles vão crescendo e continuam trazendo o óleo utilizado”.

O colégio é um ponto de coleta, onde há tambores específicos para que os estudantes coloquem o óleo trazido de casa. A intenção é de cooperar com a preservação ambiental. O óleo arrecadado pela campanha é utilizado como combustível para as caldeiras da Bunge, em substituição ao combustível fóssil.

O projeto da Bunge faz parte de uma Política de Sustentabilidade. A justificativa é que apenas um litro de óleo pode contaminar, no mínimo, cem mil litros de água. Além disso, causa corrosão de canos de esgoto, contamina o solo e reduz a quantidade de oxigênio em fontes de água. Em São Paulo, a empresa recolheu 15 toneladas do produto para a reciclagem. Em Passo Fundo, a arrecadação já chegou a uma tonelada, recebida através de parcerias com escolas, restaurantes e bares.

A partir do próximo semestre, o material coletado no Colégio Notre Dame será enviado ao Projeto Transformação. O óleo será reaproveitado pelas mulheres que participam do projeto, transformando o material reciclado em sabão e sabonete perfumado. Segundo Erni da Rosa, “a coleta de óleo comestível tem a intenção de viabilizar ações que venham ao encontro da conscientização de todas as pessoas. Além de incentivar a comunidade de Passo Fundo para uma mudança de postura, que melhore a qualidade de vida”.

Saiba mais acessando os seguintes endereços:

http://www.notredame.org.br/FlyXpress/news.php?f_id_news=255

http://www.bunge.com.br/noticias/noticia.asp?id=289

http://www.notredame.org.br/FlyXpress/news.php?f_id_news=257

http://www.youtube.com/watch?v=s55DQZgHRXA

http://www.youtube.com/watch?v=phLOq83534Y

http://www.youtube.com/watch?v=H3oRKfiEr8k&videos=AP_puBMDbVE&playnext_from=TL&playnext=1

http://www.rts.org.br/noticias/destaque-1/camionete-movida-a-oleo-vegetal-ultrapassa-os-100-mil-quilometros

Nenhum comentário: