sábado, 13 de junho de 2009

Hi-hop é compromisso





Letícia Fazolin Wendling*
A
A
A
A
A
A

A
A
Na década de 90, nasceu em Passo Fundo o movimento Hip-Hop, através da ONG (Organização Não-Governamental) Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, que era sediada no Instituto Educacional – IE. A ONG se desfez e seus integrantes, posteriormente, fundaram a Nação Hip-Hop Brasil. O coordenador da entidade, Juliano Luis Crivello de Oliveira, mais conhecido como “Marava”, conta que os “trabalhos com o grupo se aprofundaram nos últimos 5 anos, com a disseminação da cultura hip-hop, através das oficinas como, a pintura do grafite, a dança do break dance (B-boying), a instrumentação dos DJs e o canto do rap”, destacou Marava.

O desenvolvimento da cultura urbana do hip-hop está sendo efetivado nas escolas e nas associações de moradores através de uma parceria realizada com a Secretaria de Deporto e Cultura (SEDEC) de Passo Fundo. No momento, uma oficina de grafite está sendo disponibilizada a 15 crianças, com técnicas de desenhos e gravura.

O grafite representa os desenhos, os apelidos ou as mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. A arte é usada por muitos como forma de expressão e denúncia. O coordenador destaca que a técnica vem para embelezar a cidade, “muitos lugares públicos da cidade, inclusive históricos, estão com ‘picho’, mas esse não é o grafite, a Nação Hip Hop pretende daqui para frente trabalhar uma campanha de coibir a pichação, a primeira oportunidade foi a de grafitar o muro da Escola Estadual Protásio Alves, em um trabalho conjunto com os alunos da Faculdade de Artes e Comunicação”, salientou.

No dia 27 de maio de 2009, acontecerá o 1º Circuito Regional de Hip-Hop, com o tema “o rap é compromisso”. Na oportunidade, haverá apresentação dos talentos locais de rimas de rap, B-boying e grafite de toda a região, ainda acontecerá a filmagem do programa Hip-Hop Sul, da TVE. As atividades iniciarão às 15h, na Praça Tochetto, em Passo Fundo.


Serviço:
O que: 1º Circuito Regional de Hip-hop
Quando: 27/06/2009
Horário: 15h
Local: Praça Tochetto

Mais informações no blog da
Nação Hip Hop:
Saiba mais em Cultura Hip Hop:

*Radialista, Pós-graduada em Gestão em Processos de Comunicação pela UNIJUI, Acadêmica de Jornalismo da UPF

Nenhum comentário: